Utilização do aparelho telefônico na atualidade
Com
o objetivo de conscientizar o aluno que o aparelho telefônico pode servir como
ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, bem como para a
organização pessoal e comunicação. Ao
mesmo tempo, o aparelho, se utilizado de forma inadequada, pode causar
problemas familiares e sociais, foi
planejado o projeto: Utilização do aparelho telefônico na
atualidade pelos professores da EEB São Ludgero no curso do PNEM (Pacto
Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio).
O
PNEM é um programa do Governo Federal para formação e capacitação de
professores do Ensino Médio e tem como
objetivo principal contribuir para o aperfeiçoamento da formação de professores
e coordenadores do Ensino Médio, rediscutindo a prática docente voltada para
esta etapa de ensino da Educação Básica.
Esse
projeto foi apresentado no Semionário Regional da 2ª etapa do PNEM/SC, pelo
professor Valdinei Monteiro Vieira (professor de Sociologia), no dia 24 de
abril em São Ludgero, e será colocado em prática pelos professores envolvidos
no programa.
A
justificativa da elaboração do projeto dár-se–a pelo fato de que o uso de
tecnologias tornou-se uma necessidade nos dias atuais. Os educandos que
nasceram nessa era tecnológica, participam naturalmente da evolução que
acontece constantemente e sentem-se atraídos por todo este emaranhado de
informações.
O
emprego de aparelhos celulares para fins pedagógicos pode trazer profundas
transformações para o processo de ensino-aprendizagem na escola. Porém, alguns
entraves impedem sua utilização, como o mau uso por parte dos alunos, e a lei
número 14.363, de 25 de janeiro de 2008, que dispõe sobre a proibição do uso de
telefone celular nas escolas estaduais do Estado de Santa Catarina.
Sendo
assim, a escola precisa estar preparada para trabalhar pedagogicamente com esta
questão, pois envolve algo que está diretamente associado ao dia a dia dos
educandos. A maioria dos nossos alunos se vêem envoltos nas diferentes mídias,
e não trabalhar esta questão significa excluir algo que faz parte da sua
cultura, bem como da comunidade escolar.
Os
objetivos específicos do projeto:
- Orientar os
alunos sobre o uso do celular em relação à saúde;
- Analisar a
escrita dos usuários das redes sociais;
- Observar as
mudanças na relação dos adolescentes com o celular em diferentes gerações;
- Conscientizar
sobre o uso de imagens nos aplicativos;
- Reconhecer e
usar as estratégias de um debate;
- Orientar o uso
do celular para fins pedagógicos.
As
disciplinas envolvidas e suas aplicações:
- Sociologia e
Filosofia: Conscientização sobre o uso adequado dos aparelhos.
- História:
Utilização dos meios de comunicação em diferentes épocas.
- Inglês/Espanhol/ Informática: Malefícios versus benefícios por meio de um
júri simulado.
- Matemática:
Estatística: pesquisa com gastos, idade, tempo de uso, descarte.
- Educação Física: A
falta da prática esportiva decorrente do uso excessivo do aparelho.
- Química: Soluções
para o lixo eletrônico.
- Biologia: O efeito
no organismo.
- Língua Portuguesa:
“Cyberbullying”: uso da escrita.
Professor Valdinei Monteiro Vieira |
(Texto publicado no Jornal Destaque em 11/06/2015.)
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