sexta-feira, 12 de junho de 2015

Utilização do aparelho telefônico na atualidade


Com o objetivo de conscientizar o aluno que o aparelho telefônico pode servir como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, bem como para a organização pessoal e comunicação.  Ao mesmo tempo, o aparelho, se utilizado de forma inadequada, pode causar problemas familiares e sociais,  foi planejado o projeto:  Utilização do aparelho telefônico na atualidade pelos professores da EEB São Ludgero no curso do PNEM (Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio).
O PNEM é um programa do Governo Federal para formação e capacitação de professores do Ensino Médio e  tem como objetivo principal contribuir para o aperfeiçoamento da formação de professores e coordenadores do Ensino Médio, rediscutindo a prática docente voltada para esta etapa de ensino da Educação Básica.
Esse projeto foi apresentado no Semionário Regional da 2ª etapa do PNEM/SC, pelo professor Valdinei Monteiro Vieira (professor de Sociologia), no dia 24 de abril em São Ludgero, e será colocado em prática pelos professores envolvidos no programa.
A justificativa da elaboração do projeto dár-se–a pelo fato de que o uso de tecnologias tornou-se uma necessidade nos dias atuais. Os educandos que nasceram nessa era tecnológica, participam naturalmente da evolução que acontece constantemente e sentem-se atraídos por todo este emaranhado de informações.
            O emprego de aparelhos celulares para fins pedagógicos pode trazer profundas transformações para o processo de ensino-aprendizagem na escola. Porém, alguns entraves impedem sua utilização, como o mau uso por parte dos alunos, e a lei número 14.363, de 25 de janeiro de 2008, que dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular nas escolas estaduais do Estado de Santa Catarina.
            Sendo assim, a escola precisa estar preparada para trabalhar pedagogicamente com esta questão, pois envolve algo que está diretamente associado ao dia a dia dos educandos. A maioria dos nossos alunos se vêem envoltos nas diferentes mídias, e não trabalhar esta questão significa excluir algo que faz parte da sua cultura, bem como da comunidade escolar.

     Os objetivos específicos do projeto:
- Orientar os alunos sobre o uso do celular em relação à saúde;
- Analisar a escrita dos usuários das redes sociais;
- Observar as mudanças na relação dos adolescentes com o celular em diferentes gerações;
- Conscientizar sobre o uso de imagens nos aplicativos;
- Reconhecer e usar as estratégias de um debate;
- Orientar o uso do celular para fins pedagógicos.

As disciplinas envolvidas e suas aplicações:
- Sociologia e Filosofia: Conscientização sobre o uso adequado dos aparelhos.
- História: Utilização dos meios de comunicação em diferentes épocas.
- Inglês/Espanhol/ Informática:  Malefícios versus benefícios por meio de um júri simulado.
- Matemática: Estatística: pesquisa com gastos, idade, tempo de uso, descarte.
- Educação Física: A falta da prática esportiva decorrente do uso excessivo do aparelho.
- Química: Soluções para o lixo eletrônico.
- Biologia: O efeito no organismo.

- Língua Portuguesa: “Cyberbullying”: uso da escrita.
Professor Valdinei Monteiro Vieira


(Texto publicado no Jornal Destaque em 11/06/2015.)

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