segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Construção do sistema solar

Ediséia Suethe Faust Hobold
Professora de Matemática; Mestre em Educação


Será que no corredor de nossa escola cabe um modelo de Sistema Solar proporcional ao tamanho real, de modo que possamos ver e manipular alguns de seus elementos?
Estudar o Sistema Solar é fascinante. E que tal, criar um protótipo na escola? Esse foi o desafio que propomos aos alunos das primeiras séries do Ensino Médio Inovador-EMI- na disciplina de Matemática, na EEB São Ludgero.

O objetivo consistiu em representar o Sistema Solar proporcional ao tamanho real. Para alcançar o objetivo os alunos formaram equipes e pesquisaram algumas características relacionadas ao Sistema Solar, tais como: quais planetas compõem o Sistema Solar; distância de cada um deles em reação ao Sol em quilômetros; diâmetro de cada um; composição atmosférica; rotação (dia); translação (ano); temperatura máxima e mínima; luas; características internas e externas de cada planeta.
Em seguida, apresentaram a pesquisa por meio da ferramenta PowerPoint. Momentos que expressaram o quanto é importante utilizar os recursos tecnológicos na escola. Pois facilita a visualização do conteúdo exposto, além de utilizar uma tecnologia de tempos atuais.
A partir das informações referentes aos planetas, o passo seguinte foi o planejamento de como criar o protótipo de cada planeta.  Para isso, fez-se necessário o estudo dos conceitos de razão, proporção e semelhança na disciplina de Matemática. Concluímos que para ser possível representar o sistema solar no corredor de nossa escola seria necessário utilizar escalas diferentes para o diâmetro dos planetas, distância em relação ao Sol e, uma outra escala, para o diâmetro do Sol.
O protótipo foi construído na disciplina de Artes com o auxílio da professora.  A mesma utilizou a técnica de papel machê (técnica que utiliza papel e cola).  A interdisciplinaridade contribui para a na significação dos conteúdos. Muitas vezes, respondem aos questionamentos “Para que estudar isso? Onde vou usar? Para que serve?” entre outras.

O projeto foi finalizado com a exposição dos planetas no corredor da escola. 




(Texto publicado no jornal Destaque, em 20 de agosto de 2015.)

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