Construção do sistema solar
Ediséia Suethe Faust Hobold
Professora de Matemática; Mestre em
Educação
Será que no corredor de nossa escola
cabe um modelo de Sistema Solar proporcional ao tamanho real, de modo que
possamos ver e manipular alguns de seus elementos?
Estudar o
Sistema Solar é fascinante. E que tal, criar um protótipo na escola? Esse foi o
desafio que propomos aos alunos das primeiras séries do Ensino Médio
Inovador-EMI- na disciplina de Matemática, na EEB São Ludgero.
O objetivo consistiu em representar o Sistema Solar
proporcional ao tamanho real. Para alcançar o objetivo os alunos formaram
equipes e pesquisaram algumas características relacionadas ao
Sistema Solar, tais como: quais planetas compõem o Sistema Solar; distância de
cada um deles em reação ao Sol em quilômetros; diâmetro de cada um; composição
atmosférica; rotação (dia); translação (ano); temperatura máxima e mínima; luas; características internas e
externas de cada planeta.
Em seguida, apresentaram a pesquisa por
meio da ferramenta PowerPoint. Momentos que expressaram o quanto é importante
utilizar os recursos tecnológicos na escola. Pois facilita a visualização do
conteúdo exposto, além de utilizar uma tecnologia de tempos atuais.
A partir das informações referentes aos
planetas, o passo seguinte foi o planejamento de como criar o protótipo de cada
planeta. Para isso, fez-se necessário o
estudo dos conceitos de razão, proporção e semelhança na disciplina de
Matemática. Concluímos que para ser possível representar o sistema solar no
corredor de nossa escola seria necessário utilizar escalas diferentes para o
diâmetro dos planetas, distância em relação ao Sol e, uma outra escala, para o
diâmetro do Sol.
O protótipo foi construído na disciplina
de Artes com o auxílio da professora. A
mesma utilizou a técnica de papel machê (técnica que utiliza papel e cola). A interdisciplinaridade contribui para a na
significação dos conteúdos. Muitas vezes, respondem aos questionamentos “Para
que estudar isso? Onde vou usar? Para que serve?” entre outras.
O projeto foi finalizado com a exposição
dos planetas no corredor da escola.
(Texto publicado no jornal Destaque, em 20 de agosto de 2015.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário