quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Homenagem aos Professores



“A vida só adquire
Vida quando a gente
Empresta a nossa vida,
Para o resto da vida”
(Vinícius de Moraes)
 



     Educar é tarefa para poucos. É uma eterna construção do conhecimento – para si e para os outros. “Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social de que tomamos parte”, como disse Paulo Freire. Na tarefa de transformarmos meninos e meninas em cidadãos e cidadãs.
     Por isso, a profissão do educador é uma das mais nobres e também de grande responsabilidade. 
     Ser professor, no verdadeiro sentido da profissão, é ajudar a formar cidadãos de bem. É conhecer a intimidade do aluno e procurar extrair o que tem de melhor em sua intimidade, ajudando-o a reformular o que tenha que ser repensado. 
     Ser professor é estar sempre em busca do próprio aperfeiçoamento, para melhor servir.
     É buscar sempre o que tem de melhor, para oferecer aos seus educandos.
     É jamais se conformar com os desafios, por mais imponentes que sejam.
     Ser professor é descobrir em cada aluno seu universo de potencialidades e ajudá-lo a desenvolvê-las. 
     Ser professor é muito mais do que passar teorias e conceitos. É edificar pelo próprio exemplo. 
     É romper com os modelos ultrapassados de incutir na cabeça do educando fórmulas prontas. É incentivar a criatividade, permitindo o surgimento de mentes mais preparadas para a construção de um mundo novo, onde não haja lugar para o preconceito, para a hipocrisia, nem para a subjugação dos mais fracos.
     Ser professor, finalmente, é poder aplicar o amor na sua mais expressiva manifestação de sublimidade. É fazer brilhar no íntimo de cada aluno, a chama sagrada que o criador ali depositou. 
     Que Deus abençoe a todos os professores e professoras!!!
Diretora: Angelina Walter Sizenando Veronez



     No dia 15/10 os professores foram homenageados pelos alunos. A escola também os homenageou através de uma confraternização.





















(Texto publicado no jornal Destaque em 21 de outubro de 2015.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário