BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC
Professora: Ediséia
S.F. Hobold
A Secretaria de Educação Básica SEB/MEC
organizou um Comitê de Assessores (35 Universidades e 2 Institutos Federais de
Educação) que, com o apoio da Comissão de 116 especialistas formados nas Áreas
de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática produziram
uma proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular- BNC. A produção do
texto preliminar está disponível para consulta no endereço http://basenacionalcomum.mec.gov.br.
O movimento de discussão da Base
Nacional Comum Curricular se iniciou em 2011, a nível nacional, respaldado na
Constituição Nacional e na Lei de Diretrizes e Base Nacional (LDB nº
9394/1996). Estas duas leis apontam que a Educação Nacional deva ser
constituída por um currículo que seja comum nas escolas brasileiras.
O documento preliminar da BNCC vem justamente
atender a essas duas leis. Prevê que 60 % do currículo seja constituído por
disciplinas comuns em todo território e 40 % do currículo destinado para
trabalhar a cultura regional e local. A elaboração dessa Base Nacional Comum é
importante para garantir o acesso e a permanência dos estudantes, em todo
Brasil, com qualidade à aprendizagem na educação em todos os níveis de ensino e
etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
No dia 21 de outubro ocorreu o início do
processo de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular em todo país. Em
São Ludgero participaram professores, gestores, especialistas da rede estadual
e municipal. Neste dia foi realizada uma web conferência sobre o tema. Em
seguida, foi feita a leitura e discussão do documento preliminar.
As escolas e os professores terão acesso
a um sistema na internet para postarem suas concepções, argumentações e
contribuições no texto. O objetivo é melhorar esse documento que será norteador
da educação nos próximos anos. Por isso, é de suma importância que os
profissionais da educação leiam o documento e façam suas observações com
relação à educação. A partir das leituras individuais será elaborada uma
síntese coletiva de cada escola, que será encaminhada para a Comissão Regional,
na 36ª GERED de Braço do Norte, que organizará uma síntese da Regional e encaminhará
para a Comissão Estadual, que por sua vez, também elaborará uma síntese das 36
regionais. Esta síntese será referência de discussão a nível nacional.
A
comissão da Base Nacional Comum Curricular da 36ª Gerência Regional é formada
pelos seguintes profissionais da Educação:
Orildo de Biasi Raldi – Gestão rede
municipal
Júia Picker – Gestão da rede municipal
Cléder Schulter – PCSC/2014 e PNEM
Ediséia S.F. Hobold - PCSC/2014 e PNEM
Adriana V. Galvani – Gestão da rede pública estadual
Margarete C. Fuchter – Gestão da rede pública estadual
Ademar Rohling – Gestão da rede pública estadual
Libia R. Soeth – Gestão da rede pública estadual e PNAIC
Regiane L. Becker – Gestão da rede pública estadual
Aline Deise H. B. Henkmeier – Gestão da rede pública estadual
Maria Helena Rosa Schweitzer – Professora rede estadual
Luciana A. Della Giustina – Professora PNAIC
Mario Selhorst – PIBID
Silvânia P. K. Heinzen – Coordenação da Regional
Júia Picker – Gestão da rede municipal
Cléder Schulter – PCSC/2014 e PNEM
Ediséia S.F. Hobold - PCSC/2014 e PNEM
Adriana V. Galvani – Gestão da rede pública estadual
Margarete C. Fuchter – Gestão da rede pública estadual
Ademar Rohling – Gestão da rede pública estadual
Libia R. Soeth – Gestão da rede pública estadual e PNAIC
Regiane L. Becker – Gestão da rede pública estadual
Aline Deise H. B. Henkmeier – Gestão da rede pública estadual
Maria Helena Rosa Schweitzer – Professora rede estadual
Luciana A. Della Giustina – Professora PNAIC
Mario Selhorst – PIBID
Silvânia P. K. Heinzen – Coordenação da Regional
(Texto publicado no jornal Destaque, em 05 de nobembro de 2015.)
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