sexta-feira, 6 de novembro de 2015

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC

Professora: Ediséia S.F. Hobold


A Secretaria de Educação Básica SEB/MEC organizou um Comitê de Assessores (35 Universidades e 2 Institutos Federais de Educação) que, com o apoio da Comissão de 116 especialistas formados nas Áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática produziram uma proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular- BNC. A produção do texto preliminar está disponível para consulta no endereço http://basenacionalcomum.mec.gov.br.
O movimento de discussão da Base Nacional Comum Curricular se iniciou em 2011, a nível nacional, respaldado na Constituição Nacional e na Lei de Diretrizes e Base Nacional (LDB nº 9394/1996). Estas duas leis apontam que a Educação Nacional deva ser constituída por um currículo que seja comum nas escolas brasileiras.
O documento preliminar da BNCC vem justamente atender a essas duas leis. Prevê que 60 % do currículo seja constituído por disciplinas comuns em todo território e 40 % do currículo destinado para trabalhar a cultura regional e local. A elaboração dessa Base Nacional Comum é importante para garantir o acesso e a permanência dos estudantes, em todo Brasil, com qualidade à aprendizagem na educação em todos os níveis de ensino e etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
No dia 21 de outubro ocorreu o início do processo de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular em todo país. Em São Ludgero participaram professores, gestores, especialistas da rede estadual e municipal. Neste dia foi realizada uma web conferência sobre o tema. Em seguida, foi feita a leitura e discussão do documento preliminar.
As escolas e os professores terão acesso a um sistema na internet para postarem suas concepções, argumentações e contribuições no texto. O objetivo é melhorar esse documento que será norteador da educação nos próximos anos. Por isso, é de suma importância que os profissionais da educação leiam o documento e façam suas observações com relação à educação. A partir das leituras individuais será elaborada uma síntese coletiva de cada escola, que será encaminhada para a Comissão Regional, na 36ª GERED de Braço do Norte, que organizará uma síntese da Regional e encaminhará para a Comissão Estadual, que por sua vez, também elaborará uma síntese das 36 regionais. Esta síntese será referência de discussão a nível nacional.
A comissão da Base Nacional Comum Curricular da 36ª Gerência Regional é formada pelos seguintes profissionais da Educação:
Orildo de Biasi Raldi – Gestão rede municipal
Júia Picker – Gestão da rede municipal
Cléder Schulter – PCSC/2014 e PNEM
Ediséia S.F. Hobold - PCSC/2014 e PNEM
Adriana V. Galvani – Gestão da rede pública estadual
Margarete C. Fuchter – Gestão da rede pública estadual
Ademar Rohling – Gestão da rede pública estadual
Libia R. Soeth – Gestão da rede pública estadual e PNAIC
Regiane L. Becker – Gestão da rede pública estadual
Aline Deise H. B. Henkmeier – Gestão da rede pública estadual
Maria Helena Rosa Schweitzer – Professora rede estadual
Luciana A. Della Giustina – Professora PNAIC
Mario Selhorst – PIBID
Silvânia P. K. Heinzen – Coordenação da Regional










 (Texto publicado no jornal Destaque, em 05 de nobembro de 2015.)

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