terça-feira, 24 de março de 2015


Atividade desenvolvida pelos cursistas do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, oferecido pelo MEC em parceria no Estado de Santa Catarina pela UFSC, onde foi elaborado uma narrativa digital envolvendo a aprendizagem de novas tecnologias (TDIC). O trabalho selecionado pelo grupo foi o da cursista Patrícia Weber Dandolini.


NARRATIVA DIGITAL:

Coluna da EEB São Ludgero no Jornal escrito local “Destaque” de São Ludgero

Cursistas: Eliane Damian De Bona de Oliveira
                  Kelly C. M. Luiz Uliano
                  Patrícia Weber Dandolini
                  Valdinei Monteiro Vieira 
  

APRESENTAÇÃO

     A EEB São Ludgero foi fundada em 1912, pelo Monsenhor Frederico Tombrock e era uma escola paroquial. Por muitos anos funcionou como um internato. A partir de 1985 foi estadualizada e atualmente conta com aproximadamente 1400 alunos do Ensino Fundamental e Médio, contando com 90 funcionários.
     Conta com 25 salas de aula, laboratório de ciências, sala informatizada, auditório, biblioteca, um refeitório, área coberta, um ginásio de esportes, um complexo esportivo com uma pista de atletismo, quadra esportiva, campo de areia e campo de futebol.

     Atualmente, a escola possui algumas ferramentas que podem ser usadas como meio de inclusão digital como o site da escola (colegiosaoludgero.com.br), o blog (colegiosaoludgero.blogspot.com) e uma conta no Facebook (centenário Eebsl).
     Através de um novo olhar relacionado à cultura digital pretendemos ampliar e desenvolver atividades que visam um uso mais constante e significativo desta tecnologia conscientizando os professores e alunos da sua importância.
     Entre as estratégias elencadas no retrato da escola procuramos envolver aos poucos o corpo escolar, para aproveitarmos melhor os recursos digitais disponíveis na escola e construirmos uma conscientização sobre a importância das TDIC no currículo escolar.

     A escola possui um projeto, o Grupo Com-Vida, que há mais de dez anos trabalha com questões relacionadas ao meio ambiente.
    No ano de 2014 iniciou-se na escola o Ensino Médio Inovador, projeto PENOA (Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem). A escola irá desenvolver durante nesse ano letivo os projetos: “Diversidade”, focando nos subtemas: Educação Ambiental, Cultura Afro-brasileira e Cultura Indígena, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como objetivos desse projeto temos:
·               Inserir o tema ‘Diversidade’, através dos subtemas, nos conteúdos curriculares de cada disciplina do EMI.
·              Perceber a diversidade como ‘inclusão’ no currículo escolar.
·              Incentivar os professores a trabalharem continuamente os temas citados, em suas aulas.
·         O tema será desenvolvido através de pesquisas, atividades direcionadas em cada disciplina e diversificadas, gincana da diversidade, saída de campo, apresentações teatrais e em power point.
Também está sendo desenvolvido outros projetos  na escola, entre eles a Coluna da EEB São Ludgero no Jornal escrito local “Destaque” de São Ludgero.


DESAFIOS E AÇÕES EMPREENDIDAS

     Com o objetivo de propiciar informações da escola nas redes de comunicação, jornal escrito local e blog, foi planejado um trabalho coletivo entre gestores, professores e alunos, para que todos possam expressar seus conhecimentos, ideias, informações e exposição de trabalhos realizados na mesma.
     O planejamento dessa coluna no Jornal Destaque, de São Ludgero, será de responsabilidade dos gestores da escola, com apoio e colaboração dos professores e alunos, onde cada semana uma turma ficará responsável em escrever para a coluna do jornal, com publicação de imagens (fotos). No total de 2.000 a 2.500 caracteres que poderão ser escritos na coluna semanal.
     Essas mesmas publicações também serão postadas no blog da escola, com detalhamento do planejamento realizado e expectativas e resultados alcançados. 

RESULTADOS DAS AÇÕES

     Após iniciar a atividade proposta, percebo que estamos conseguindo aos poucos interar alunos, professores e gestores num trabalho coletivo de espaço para divulgação de assuntos relacionados à educação e a escola.

     O desavio foi lançado e aceito pelos educadores, porém o comprometimento em realizá-lo é um pouco mais difícil. Nem todos os envolvidos se dispõem a ajudar e contribuir.
Percebi que a coluna da Escola, está aos poucos sendo divulgada e apresenta interesse por parte dos leitores.
     Quanto a coluna ser postada no blog da escola, está ainda não está acontecendo. Penso que nos próximos dias isso será possível.
     Percebo que essa é uma experiência muito importante, pois se conseguirmos atingir nossos objetivos propostos conseguiremos realizar um excelente trabalho no decorrer desse ano letivo.


REFERÊNCIAS
colegiosaoludgero.blogspot.com
Jornal Destaque



segunda-feira, 23 de março de 2015

História da Escrita


     Com o objetivo de realizar uma reflexão com os alunos acerca da importância da escrita na constituição dos sujeitos e da sociedade, a professora Senilde Nogueira com seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das séries iniciais da EEB São Ludgero conheceram um pouco sobre a evolução da escrita e compreenderam como algumas formas de escrita se constituíram em diferentes culturas. Através da oralidade e de algumas experiências vivenciadas como alguns povos de determinados períodos.
     O trabalho foi baseado no livro: O Livro da Escrita, de Ruth Rocha.




     A história conta que:
     Na pré-história o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas suas atividades do dia-a-dia, pessoas mortas e animais para dar sorte na caçada. E foi assim que surgiu, a escrita pictográfica, os desenhos representavam objetos e pessoas.
     Cada povo foi registrando suas atividades de um jeito, eram muitos desenhos diferentes, o que  causava uma confusão, pois um mesmo sinal podia representar palavras com significados parecidos e também podia ser uma palavra diferente em outro idioma.
     Quando  o papel ainda não existia, os egípcios descobriram uma planta chamada papiro e com ela se fazia uma folha, sobre a qual, escrevia os hieróglifos. Os sumérios usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Foi neste período que a escrita foi elaborada e criada. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.
     Os romanos descobriram que era melhor escrever em pergaminho feito de pele de animais.
     Os chineses inventaram o papel e usam até hoje a escrita ideográfica, um tipo de escrita que representa uma ideia através de desenhos.
     Os gregos e os romanos foram mudando um pouco essas letras até formar o nosso alfabeto que é usado em vários países do mundo.
     Desde que o homem começou a organizar o pensamento por meio de registros, a escrita foi se desenvolvendo nas relações sociais, na difusão de ideias e informações.


     Segundo a professora Senilde T. Nogueira, não basta ter a escrita somente como instrumento de comunicação visto que o processo de apropriação da linguagem por meio da escrita envolve muitos aspectos além do conhecimento do alfabeto ou do domínio da técnica. 




(Texto publicado no jornal Destaque em 
19 de março de 2015.)

PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR



     O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído pela Portaria nº. 971, de 09/10/2009, foi criado para provocar o debate sobre o Ensino Médio junto aos sistemas de Ensino Estaduais e Distritais fomentando propostas curriculares inovadoras nas escolas do ensino médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e que atenda às demandas da sociedade contemporânea. O EMI integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal. Temos um grupo de trabalho formado por professores, pais e alunos, onde as principais decisões são feitas por esse grupo. Dispõe de um Redesenho Curricular com: Foco na leitura e letramento, Atividades teórico-práticas, Língua estrangeira adicional – Espanhol, Atividades de produção artística, Atividades esportivas e corporais e Cultura digital – uso de mídias e tecnologias. 
     No ano de 2014 O Ensino Médio Inovador inicia com 3 turmas de 1º ano, com 80 alunos, e o projeto piloto para o referido ano: Memórias: Preservação da Memória Local e Pessoal. Sua finalidade era preservar a memória pessoal, da comunidade, do bairro e por ser uma das formas de construir e valorizar a história de lugares e pessoas. Para isso, foi necessária a elaboração de um material que servisse de registro dessa memória. Para termos esse registro foi  imprescindível a existência de materiais como: fotos, vídeos, textos e outros. Esses materiais guardaram os registros que também podem ser vistos por muitas pessoas. O projeto Memórias, propôs o resgate e preservação da memória pessoal e local do bairro e comunidade, interessados na preservação e resgate dos valores morais e da memória histórica da localidade e da escola.
     Além dos projetos na escola, também foram realizadas saídas de campo para estudo e aperfeiçoamento de conhecimento.
     No corrente ano, nossa escola conta com 02 turmas de 2º ano e duas turmas de 1º ano, totalizando 131 alunos que desenvolverão um projeto com o tema Diversidades que engloba: Educação Ambiental (Lei 9.795/99), História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei 11.645/08) e o ECA -Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 11.525/07),  entre outras atividades propostas para o corrente ano.   



      (Texto publicado no jornal Destaque em 12 de março de 2015.)

PENOA


     Iniciou dia 23 de fevereiro as aulas do PENOA (Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem) ele é oferecido aos alunos que reprovaram em 2014.
     O PENOA institui-se como mais uma possibilidade de o aluno lograr êxito em sua aprendizagem das habilidades de leitura, produção textual e cálculo e, consequentemente, com a consolidação dessas, lidar como conhecimento nas diferentes áreas. Sendo assim, o PENOA abre caminhos para aqueles que, no tempo escolar regular, não se apropriaram dos conhecimentos potencialmente previstos, além de lhes ofertar um tempo, um planejamento e uma didática que atenda ao sujeito em suas especificidades pedagógicas e sociais.
     As Professoras do PENOA Edmara Luciano, Elizete Hobold Lemos e Carmelisa L Daufenback , realizaram nas primeiras semanas desse ano letivo uma conversação com os alunos que reprovaram em 2014  e fizeram uma reunião com pais e alunos para informar do programa e das orientações, pois eles terão aula do PENOA nas segundas e quartas feiras no contraturno, onde os mesmos tem direito ao almoço na escola nesses dias do programa.
     Cabe salientar que esse programa também atenderá os alunos com dificuldades na Língua Portuguesa e Matemática e que não alcançarem média 5,0(cinco) nos próximos bimestres durante o ano letivo.

     Alunos e pais que tiverem interesse poderão procurar as professoras para participarem do programa.


Alunos do PENOA do Ensino Fundamental Séries Iniciais com a Professora Edmara Luciano





Alunos do PENOA do Ensino Fundamental Séries Finais com as Professoras
Elizete Hobold Lemos e Carmelisa L Daufenback


     (Texto publicado no jornal Destaque em 26 de fevereiro de 2015.) 


EEB São Ludgero - 2015


“TODO CONHECIMENTO É CONSTRUÍDO SOCIALMENTE, NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES HUMANAS”. (Vygotsky)



A Escola de Educação Básica São Ludgero tem como objetivo oportunizar a apropriação e elaboração dos conceitos científicos, como meio de exercício da cidadania e convivência social, com formação humanística, cultural, ética, política, artística e democrática, dando ênfase ao pleno desenvolvimento do educando, conscientizando-o de seus direitos e deveres, ressaltando atitudes de solidariedade, respeito e justiça.
A unidade escolar atende uma comunidade muito diversificada e marcada pela heterogeneidade quanto à formação escolar dos pais e responsáveis, a renda familiar, ao acesso a bens e serviços, a atividades funcionais e jornada intensa de trabalho.
Para o ano letivo de 2015 a EEB São Ludgero conta com 1.390 alunos devidamente matriculados nos Ensino Fundamental (1º ano ao 9º ano), Ensino Médio de Educação Geral e Ensino Médio Inovador (EMI). Temos 80 professores e 7 funcionários de serviços gerais.
O  Programa Ensino Médio Inovador/ProEMI, cujo principal objetivo é oportunizar ao adolescente e ao jovem a ampliação do tempo escolar, integrando à sua formação, atividades de aprendizagem voltadas à cultura, à arte, ao esporte, à sustentabilidade e à tecnologia, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente.
O Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem – PENOA – atende estudantes com defasagem de aprendizagem nas habilidades de leitura, produção textual e cálculo, ao longo das etapas da Educação Básica. Sendo assim temos o PENOA Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para estudantes matriculados no 3º e 5ºano que tenham sido retidos no ano anterior; e PENOA Anos Finais do Ensino Fundamental para estudantes matriculados no 6º, 7º e 8º ano e que tenha sido retido no ano anterior.
Ensino Especial SAEDE (Atendimento Educacional Especializado) é um Programa Pedagógico que institui os atendimentos em classe, que são: Segundo Professor de Turma, Segundo Professor de Turma Bilíngue, Professor Intérprete da Libras e o Instrutor da Libras e Serviços de /SAEDE.
A Escola de Educação Básica São Ludgero está sempre de portas abertas para receber os pais e a comunidade em geral, pois se preocupa com a formação integral do aluno para que ele seja um agente de transformação consciente da sociedade em que vive.

(Texto publicado no jornal Destaque em
 19 de fevereiro de 2015.)