segunda-feira, 23 de março de 2015

PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR



     O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído pela Portaria nº. 971, de 09/10/2009, foi criado para provocar o debate sobre o Ensino Médio junto aos sistemas de Ensino Estaduais e Distritais fomentando propostas curriculares inovadoras nas escolas do ensino médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e que atenda às demandas da sociedade contemporânea. O EMI integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal. Temos um grupo de trabalho formado por professores, pais e alunos, onde as principais decisões são feitas por esse grupo. Dispõe de um Redesenho Curricular com: Foco na leitura e letramento, Atividades teórico-práticas, Língua estrangeira adicional – Espanhol, Atividades de produção artística, Atividades esportivas e corporais e Cultura digital – uso de mídias e tecnologias. 
     No ano de 2014 O Ensino Médio Inovador inicia com 3 turmas de 1º ano, com 80 alunos, e o projeto piloto para o referido ano: Memórias: Preservação da Memória Local e Pessoal. Sua finalidade era preservar a memória pessoal, da comunidade, do bairro e por ser uma das formas de construir e valorizar a história de lugares e pessoas. Para isso, foi necessária a elaboração de um material que servisse de registro dessa memória. Para termos esse registro foi  imprescindível a existência de materiais como: fotos, vídeos, textos e outros. Esses materiais guardaram os registros que também podem ser vistos por muitas pessoas. O projeto Memórias, propôs o resgate e preservação da memória pessoal e local do bairro e comunidade, interessados na preservação e resgate dos valores morais e da memória histórica da localidade e da escola.
     Além dos projetos na escola, também foram realizadas saídas de campo para estudo e aperfeiçoamento de conhecimento.
     No corrente ano, nossa escola conta com 02 turmas de 2º ano e duas turmas de 1º ano, totalizando 131 alunos que desenvolverão um projeto com o tema Diversidades que engloba: Educação Ambiental (Lei 9.795/99), História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei 11.645/08) e o ECA -Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 11.525/07),  entre outras atividades propostas para o corrente ano.   



      (Texto publicado no jornal Destaque em 12 de março de 2015.)

Um comentário: