terça-feira, 24 de março de 2015


Atividade desenvolvida pelos cursistas do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, oferecido pelo MEC em parceria no Estado de Santa Catarina pela UFSC, onde foi elaborado uma narrativa digital envolvendo a aprendizagem de novas tecnologias (TDIC). O trabalho selecionado pelo grupo foi o da cursista Patrícia Weber Dandolini.


NARRATIVA DIGITAL:

Coluna da EEB São Ludgero no Jornal escrito local “Destaque” de São Ludgero

Cursistas: Eliane Damian De Bona de Oliveira
                  Kelly C. M. Luiz Uliano
                  Patrícia Weber Dandolini
                  Valdinei Monteiro Vieira 
  

APRESENTAÇÃO

     A EEB São Ludgero foi fundada em 1912, pelo Monsenhor Frederico Tombrock e era uma escola paroquial. Por muitos anos funcionou como um internato. A partir de 1985 foi estadualizada e atualmente conta com aproximadamente 1400 alunos do Ensino Fundamental e Médio, contando com 90 funcionários.
     Conta com 25 salas de aula, laboratório de ciências, sala informatizada, auditório, biblioteca, um refeitório, área coberta, um ginásio de esportes, um complexo esportivo com uma pista de atletismo, quadra esportiva, campo de areia e campo de futebol.

     Atualmente, a escola possui algumas ferramentas que podem ser usadas como meio de inclusão digital como o site da escola (colegiosaoludgero.com.br), o blog (colegiosaoludgero.blogspot.com) e uma conta no Facebook (centenário Eebsl).
     Através de um novo olhar relacionado à cultura digital pretendemos ampliar e desenvolver atividades que visam um uso mais constante e significativo desta tecnologia conscientizando os professores e alunos da sua importância.
     Entre as estratégias elencadas no retrato da escola procuramos envolver aos poucos o corpo escolar, para aproveitarmos melhor os recursos digitais disponíveis na escola e construirmos uma conscientização sobre a importância das TDIC no currículo escolar.

     A escola possui um projeto, o Grupo Com-Vida, que há mais de dez anos trabalha com questões relacionadas ao meio ambiente.
    No ano de 2014 iniciou-se na escola o Ensino Médio Inovador, projeto PENOA (Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem). A escola irá desenvolver durante nesse ano letivo os projetos: “Diversidade”, focando nos subtemas: Educação Ambiental, Cultura Afro-brasileira e Cultura Indígena, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como objetivos desse projeto temos:
·               Inserir o tema ‘Diversidade’, através dos subtemas, nos conteúdos curriculares de cada disciplina do EMI.
·              Perceber a diversidade como ‘inclusão’ no currículo escolar.
·              Incentivar os professores a trabalharem continuamente os temas citados, em suas aulas.
·         O tema será desenvolvido através de pesquisas, atividades direcionadas em cada disciplina e diversificadas, gincana da diversidade, saída de campo, apresentações teatrais e em power point.
Também está sendo desenvolvido outros projetos  na escola, entre eles a Coluna da EEB São Ludgero no Jornal escrito local “Destaque” de São Ludgero.


DESAFIOS E AÇÕES EMPREENDIDAS

     Com o objetivo de propiciar informações da escola nas redes de comunicação, jornal escrito local e blog, foi planejado um trabalho coletivo entre gestores, professores e alunos, para que todos possam expressar seus conhecimentos, ideias, informações e exposição de trabalhos realizados na mesma.
     O planejamento dessa coluna no Jornal Destaque, de São Ludgero, será de responsabilidade dos gestores da escola, com apoio e colaboração dos professores e alunos, onde cada semana uma turma ficará responsável em escrever para a coluna do jornal, com publicação de imagens (fotos). No total de 2.000 a 2.500 caracteres que poderão ser escritos na coluna semanal.
     Essas mesmas publicações também serão postadas no blog da escola, com detalhamento do planejamento realizado e expectativas e resultados alcançados. 

RESULTADOS DAS AÇÕES

     Após iniciar a atividade proposta, percebo que estamos conseguindo aos poucos interar alunos, professores e gestores num trabalho coletivo de espaço para divulgação de assuntos relacionados à educação e a escola.

     O desavio foi lançado e aceito pelos educadores, porém o comprometimento em realizá-lo é um pouco mais difícil. Nem todos os envolvidos se dispõem a ajudar e contribuir.
Percebi que a coluna da Escola, está aos poucos sendo divulgada e apresenta interesse por parte dos leitores.
     Quanto a coluna ser postada no blog da escola, está ainda não está acontecendo. Penso que nos próximos dias isso será possível.
     Percebo que essa é uma experiência muito importante, pois se conseguirmos atingir nossos objetivos propostos conseguiremos realizar um excelente trabalho no decorrer desse ano letivo.


REFERÊNCIAS
colegiosaoludgero.blogspot.com
Jornal Destaque



Nenhum comentário:

Postar um comentário