sexta-feira, 8 de maio de 2015

Provinha Brasil 2015








Alunos do 2º ano, matutino e vespertino, da EEBSL realizando a Provinha Brasil.

     Em 2008, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) e com o apoio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) e de universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica do MEC, implementou,  a Avaliação da Alfabetização Infantil Provinha Brasil.
     A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que  visa identificar o desempenho dos alunos no início e no final do segundo ano de escolaridade do Ensino Fundamental. A escolha do segundo ano do Ensino Fundamental foi adotada considerando o disposto no Plano de Metas – Compromisso            Todos pela Educação (2007), que expressa a necessidade de “alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados por meio de exame periódico específico” (artigo 2º, inciso II).
Sendo assim, essa avaliação é destinada a alunos após um ano de estudos no ensino fundamental dedicado ao processo de alfabetização.
     O objetivo da Provinha Brasil é o de levantar informações que possam subsidiar a ação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas das redes públicas de ensino do país. Com isso, pretende-se contribuir para o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos na aquisição das habilidades relacionadas ao processo de alfabetização e, assim, prevenir o diagnóstico tardio das dificuldades acumuladas nesse processo.
    As concepções que embasam a provinha Brasil consideram que as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática não se desenvolvem apenas nos dois primeiros anos da educação formal, mas continuamente, durante toda a Educação Básica. Entende-se que, caso, problemas nesse processo sejam identificados ainda no início da vida escolar do aluno, as chances de uma aprendizagem efetiva serão potencializadas.
     As matrizes de Referência da Avaliação da Provinha Brasil elencam o que se pretende avaliar com esse instrumento, ou seja, os conhecimentos que se espera que os alunos tenham adquirido após o início do processo de alfabetização. A matriz é apenas uma referência para a construção do instrumento de avaliação. É, portanto, diferente de uma proposta curricular ou de programas de ensino, que são mais amplos e complexos.


Fonte: - Provinha Brasil 2015

            - www.todospelaeducacao.org.br

(Texto publicado no jornal Destaque em 07/05/2015.)


Fotos: Alunos do 2º ano, matutino e vespertino, da EEBSL realizando a Provinha Brasil.











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