quinta-feira, 28 de maio de 2015

LER, CRESCER E TRANSFORMAR




Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.



A escola é um espaço fundamental para desenvolver leitores. LER É APRENDER, estimular este hábito é nossa tarefa enquanto escola.
A professora Janete de Bona Schulz juntamente com os alunos do 2º ano, trabalhando o gênero textual CONVITE, convidaram as turmas das Séries Iniciais para um momento de contação de história. Os alunos ouviram e participaram entusiasmados deste momento mágico. Na oportunidade foi sorteado um livro de uma escritora local, Sofia Debiase Matei (09-anos), assim como apresentado os passos para se fazer um livro. Além de estimular o habito de leitura queremos também incentiva-los a produzir e à serem autores de sua própria história.  




REFERÊNCIAS
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ªed, Cascavel: Assoeste, 1984.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 4ª Ed, São Paulo: Martins Fontes, 2003.
WACHOWICZ, Teresa Cristina. Análise linguística nos gêneros textuais. São Paulo: Saraiva, 2012.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura Literária & outras leituras – impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles. A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.

(Texto publicado no Jornal Destaque em 28/05/2015.)

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