sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Cursistas da EEB São Ludgero realizam atividades envolvendo  mídias digitais em Curso de Especialização  promovido pela UFSC.


  Curso de Especialização Educação na Cultura Digital oferece aos professores da Escola de Educação Básica São Ludgero a oportunidade de introduzir as mídias digitais no processo pedagógico.

  Os cursistas Eliane Damian De Bona de Oliveira e Patrícia Weber Dandolini (Assessoras de direção), Valdinei Monteiro Vieira e Kelly C. Machado Luiz Uliano (professores de Sociologia e Língua Estrangeira- Espanhol) realizaram algumas atividades envolvendo as TDIC (Tecnologias da Informação e Conhecimento) no currículo.
   O objetivo da atividade era relatar os avanços alcançados nas experiências, os desafios enfrentados no decorrer do desenvolvimento e as alternativas de implementação da prática pedagógica.




Atividade realizada pela professora Patrícia Weber Dandolini


Esse trabalho tem como objetivo retomar os registros para avaliar a experiência de intervenção no Núcleo Específico e compreender os processos de aprendizagem para entender melhor as dificuldades e acertos.
Após realizar a atividade de intervenção com o objetivo de proporcionar informações da escola nas redes de comunicação, jornal escrito local (Jornal Destaque – São Ludgero, SC) e no blog (http://colegiaosaoludgero.blogspot.com.br), compreendo que foi obtido muitos avanços nesse trabalho: um olhar diferenciado quanto às mídias, a colaboração dos profissionais da escola em divulgar os trabalhos realizados e maior visitação ao blog da escola.
O planejamento dessa coluna no jornal escrito local é de responsabilidade dos gestores da escola, com o apoio e colaboração dos professores e alunos, onde cada semana uma turma ou professor ficou responsável em escrever para a coluna do jornal.
A organização das produções foi realizada de forma aleatória, onde os professores interessados apresentavam o tema e a matéria a ser publicada. Muitas vezes descrita pelos mesmos e outras elaborada pelos gestores da escola.
Considero que o desafio enfrentado referente ao jornal é a organização para que mais professores participem e escrevam. Com isso há mais divulgação do trabalho que é realizado na escola, dividindo assim a responsabilidade semanal de apresentar matéria para o jornal e posteriormente ao blog.
Um dos fatores perceptíveis nesse trabalho é que nós docentes em geral apresentamos muita dificuldade para escrever e colocar no papel nossas ideias e práticas trabalhadas. Muitas vezes, os trabalhos são realizados e pouco registrados. A realização de projetos e divulgação dos mesmos fica sem acontecer por toda burocracia, dificuldade de expor os trabalhos, falta de tempo que o docente apresenta e desmotivação no geral.
Acredito que para o próximo ano letivo, estaremos organizando as matérias de forma que haja maior comprometimento de todos os envolvidos para a produção de conteúdos para o jornal, aumentando assim a participação da comunidade no blog da escola através de comentários e apoiando a mesma.
Compreendo que vivendo na era digital, é de fundamental importância que o professor faça uso das TDIC (Tecnologias da Informação e Conhecimento) na escola para melhorar o desempenho e interesse do aluno; onde muitas vezes, as experiências exitosas estão relacionadas diretamente com o uso das tecnologias.
Percebo que essa é uma experiência muito importante, onde podemos divulgar os trabalhos em nossa escola e integrar as disciplinas para o fortalecimento da interdisciplinaridade.




Texto publicado no jornal Destaque em 30/04/2015 - Edição 100 - página 02

Texto publicado no jornal Destaque em 20/08/2015 - Edição 116 - Página 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário