Cursistas da EEB São Ludgero realizam atividades envolvendo mídias digitais em Curso de Especialização promovido pela UFSC.
Curso de Especialização Educação na Cultura Digital oferece aos professores da Escola de Educação Básica São Ludgero a oportunidade de introduzir as mídias digitais no processo pedagógico.
Os cursistas Eliane Damian De Bona de Oliveira e Patrícia Weber Dandolini (Assessoras de direção), Valdinei Monteiro Vieira e Kelly C. Machado Luiz Uliano (professores de Sociologia e Língua Estrangeira- Espanhol) realizaram algumas atividades envolvendo as TDIC (Tecnologias da Informação e Conhecimento) no currículo.
O objetivo da atividade era relatar os avanços alcançados nas experiências, os desafios enfrentados no decorrer do desenvolvimento e as alternativas de implementação da prática pedagógica.
Atividade realizada pela professora Patrícia Weber Dandolini
Esse
trabalho tem como objetivo retomar os registros para avaliar a experiência de
intervenção no Núcleo Específico e compreender os processos de aprendizagem
para entender melhor as dificuldades e acertos.
Após
realizar a atividade de intervenção com o objetivo de proporcionar informações
da escola nas redes de comunicação, jornal escrito local (Jornal Destaque – São
Ludgero, SC) e no blog (http://colegiaosaoludgero.blogspot.com.br),
compreendo que foi obtido muitos avanços nesse trabalho: um olhar diferenciado
quanto às mídias, a colaboração dos profissionais da escola em divulgar os
trabalhos realizados e maior visitação ao blog da escola.
O
planejamento dessa coluna no jornal escrito local é de responsabilidade dos
gestores da escola, com o apoio e colaboração dos professores e alunos, onde
cada semana uma turma ou professor ficou responsável em escrever para a coluna
do jornal.
A
organização das produções foi realizada de forma aleatória, onde os professores
interessados apresentavam o tema e a matéria a ser publicada. Muitas vezes
descrita pelos mesmos e outras elaborada pelos gestores da escola.
Considero
que o desafio enfrentado referente ao jornal é a organização para que mais
professores participem e escrevam. Com isso há mais divulgação do trabalho que
é realizado na escola, dividindo assim a responsabilidade semanal de apresentar
matéria para o jornal e posteriormente ao blog.
Um
dos fatores perceptíveis nesse trabalho é que nós docentes em geral
apresentamos muita dificuldade para escrever e colocar no papel nossas ideias e
práticas trabalhadas. Muitas vezes, os trabalhos são realizados e pouco
registrados. A realização de projetos e divulgação dos mesmos fica sem
acontecer por toda burocracia, dificuldade de expor os trabalhos, falta de
tempo que o docente apresenta e desmotivação no geral.
Acredito
que para o próximo ano letivo, estaremos organizando as matérias de forma que
haja maior comprometimento de todos os envolvidos para a produção de conteúdos
para o jornal, aumentando assim a participação da comunidade no blog da escola
através de comentários e apoiando a mesma.
Compreendo
que vivendo na era digital, é de fundamental importância que o professor faça
uso das TDIC (Tecnologias da Informação e Conhecimento) na escola para melhorar
o desempenho e interesse do aluno; onde muitas vezes, as experiências exitosas
estão relacionadas diretamente com o uso das tecnologias.
Percebo
que essa é uma experiência muito importante, onde podemos divulgar os trabalhos
em nossa escola e integrar as disciplinas para o fortalecimento da
interdisciplinaridade.
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