sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Cursistas da EEB São Ludgero realizam atividades envolvendo  mídias digitais em Curso de Especialização  promovido pela UFSC.


  Curso de Especialização Educação na Cultura Digital oferece aos professores da Escola de Educação Básica São Ludgero a oportunidade de introduzir as mídias digitais no processo pedagógico.

  Os cursistas Eliane Damian De Bona de Oliveira e Patrícia Weber Dandolini (Assessoras de direção), Valdinei Monteiro Vieira e Kelly C. Machado Luiz Uliano (professores de Sociologia e Língua Estrangeira- Espanhol) realizaram algumas atividades envolvendo as TDIC (Tecnologias da Informação e Conhecimento) no currículo.
   O objetivo da atividade era relatar os avanços alcançados nas experiências, os desafios enfrentados no decorrer do desenvolvimento e as alternativas de implementação da prática pedagógica.




Atividade 1.  Ação 3 - Cursista: Eliane Damian De Bona de Oliveira


O projeto “Utilização do aparelho telefônico na atualidade objetiva, principalmente, conscientizar o estudante que o aparelho telefônico pode servir como ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, bem como para a organização pessoal e comunicação. Proibir o uso do aparelho não é viável, pois o aluno vai levar para a sala de aula do mesmo jeito. É necessário então fazer deste instrumento um aliado, utilizando-o em aulas previamente preparadas pelo professor.
             Na atividade proposta aos professores do Ensino Médio, houve muitos avanços, tanto pelos docentes, quanto pelos alunos.  Foram desenvolvidas várias ações na Escola de Educação Básica São Ludgero: pesquisa para trabalho em sala de aula com acompanhamento do professor e produção de um teatro e debate sobre: “Política na atualidade”; pesquisa de atividades, dinâmicas e brincadeiras desenvolvidas no projeto “Corpo e Alma”, da Disciplina de Filosofia e pesquisas para complementar o conteúdo além do livro didático. O celular também é muito utilizado em viagens de estudos no registro de fotos, filmagens, gravações de áudio para produção de trabalhos propostos antecipadamente pelos professores.
Outra estratégia muito interessante do projeto é que no início da aula o professor recolhe o celular de todos os alunos da turma, coloca numa caixa e devolve no final.  Na avaliação desta tática o aluno declarou “quando fiquei sem celular me senti solitária, sem comunicação, sem vida, sem sentimento. Perdi a comunicação com meus amigos. Porém prestei atenção na aula”. (Maria) Outro aluno menciona o seguinte “passar a manhã sem o celular pra mim não mudou nada pra mim, pois eu nunca trago ele para a escola, então foi super normal.” (Maria) Vale ressaltar que este procedimento é feito em algumas turmas do Ensino Médio.

Caixa para recolher o celular


Na maioria das turmas onde ainda não foi implantado o projeto, o estudante é cobrado para o não uso do celular em sala de aula, sendo que na maioria das vezes, ele atende a essa questão, mas quando isso não acontece o celular é confiscado pelo professor e fica retido na direção da escola por 24h e só pode ser retirado pelos pais e/ou responsáveis. Esta é uma estratégia que funciona na escola.
No desenvolver deste projeto é importante salientar que há ainda muito o que ser trabalhado nessa questão do uso adequado do celular. A ideia é de continuar o projeto com novas ações, sendo que até então temos resultados positivos por isso é preciso continuar a persistir.
Os desafios enfrentados é que os professores aceitam a proposta alguns com um pouco de timidez e outros resistência. Isso porque ações novas exigem também mais tempo de planejamento e uma dinâmica diferente na aula.  É importante mencionar que a rede de internet na escola é recente e o professor também está se adaptando com o uso de tecnologias como o diário on line.
Como alternativa pertinente a este processo, penso que é necessário dar continuidade e aprimoramento projeto, incentivar o professor para o uso da TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), na sala de aula e oferecer cursos de aperfeiçoamento.
As práticas pedagógicas estão evoluído para as integrações das experiências que fazem parte do trabalho do educador que é tarefa árdua e exige reflexão, atualização e empenho. Nesta perspectiva as mudanças vão acontecendo mas de maneira devagar, e com desafios que ainda precisam ser superados ao longo do tempo.


 
Trabalhos produzidos com pesquisa no aparelho de celular.


Registros (fotos) feitos na viagem de estudos na PUC – Porto Alegre


Alunos do Ensino Médio Inovador utilizando o aparelho de celular na aula de informática.




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