sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Cursistas da EEB São Ludgero realizam atividades envolvendo  mídias digitais em Curso de Especialização  promovido pela UFSC.


  Curso de Especialização Educação na Cultura Digital oferece aos professores da Escola de Educação Básica São Ludgero a oportunidade de introduzir as mídias digitais no processo pedagógico.

  Os cursistas Eliane Damian De Bona de Oliveira e Patrícia Weber Dandolini (Assessoras de direção), Valdinei Monteiro Vieira e Kelly C. Machado Luiz Uliano (professores de Sociologia e Língua Estrangeira- Espanhol) realizaram algumas atividades envolvendo as TDIC (Tecnologias da Informação e Conhecimento) no currículo.
   O objetivo da atividade era relatar os avanços alcançados nas experiências, os desafios enfrentados no decorrer do desenvolvimento e as alternativas de implementação da prática pedagógica.




Atividade realizada pelo cursista Valdinei Monteiro Vieira

    Neste trabalho, na atividade 1 foi sugerido aos alunos um exercício onde eles iriam trabalhar com uma ferramenta que a maioria deles não tinham conhecimento: o Prezi.
    No de correr do trabalhos percebeu-se o empenho da maioria dos alunos, que se dedicaram e empenharam para aprender a usar a ferramenta. Lembrando que o trabalho sempre contou com a intervenção do professor, que gravou um tutorial para eles em seu canal no youtube (Professor Valdinei). Também houve contato nas redes sociais, principalmente no whattsapp e por e-mail.
    Alguns alunos encontraram certa dificuldade em mexer na plataforma do Prezi. Porém, outros alunos, que já estavam mais familiarizados com a cultura digital encontraram certa facilidade, supondo inclusive que o manuseio do Prezi seria mais fácil que o tradicional Power Point.
    Em experiências como estas percebe-se que o sucesso dos resultados dependem da forma que os encaramos. Se achamos que não vai dar certo, de forma alguma iremos incentivar e contagiar nossos alunos. A cultura digital na escola precisa ser incentivada de modo a confrontar nosso comodismo, de nossos colegas de trabalho, bem como do corpo discente. Apenas na busca da superação de obstáculos é que alcançaremos um resultado mais promissor. Esses obstáculos, aliás, podem ser transformados em oportunidades, que nos levarão a experiências mais profundas no processo de ensino e aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário